De acordo com informações da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), dois detentos, identificados apenas como Renê e Gersivan, começaram uma briga durante o "banho de sol" e um tentou esfaquear o outro.
Um dos agentes penitenciários então interviu na situação, atirando contra uma das paredes para dispersar a briga. O estilhaços do tiro teriam acertado um dos agentes e causado a revolta dos outros internos, que deram início a um motim.
Além do agente penitenciário, ficaram feridos os presos Claudenir de Oliveira, baleado no pé; Fabiano da Silva, baleado no Joelho; Gersivan Madeira, esfaqueado.
De acordo com o secretário Sebastião Uchôa, a situação foi rapidamente controlada. Segundo ele, agentes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP) fizeram vistorias nas celas e recontaram os presos.
Na tarde desta quinta (12), materiais de construção para consertar as grades das celas chegaram ao local. O Cadet tem um total de 600 presos.
Po volta de 17h30, a Sejao enviou nota esclarecendo a situação.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que ocorreu um incidente, na manhã desta quinta-feira (12), na Casa de Detenção (Cadest). No momento, a situação está sob controle e uma revista geral está sendo realizada na unidade.
O incidente teve início após briga de dois internos durante o banho de sol. A segurança da unidade interviu e, para separá-los, disparou um tiro contra a parede. Aproveitando a briga da dupla, os demais internos iniciaram um quebra-quebra, que foi logo contido pelos agentes.
Um agente do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) ficou ferido, mas foi socorrido e passa bem. g1-ma
Nenhum comentário:
Postar um comentário