segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Maranhão recebe 37 profissionais pelo programa Mais Médicos


Desde o dia 24 de agosto começaram a chegar ao Brasil os primeiros cubanos que vão fazer parte do programa Mais Médicos. As primeiras capitais contempladas foram Recife, Brasília, Fortaleza e Salvador.
Do total de 400 médicos que participam da primeira etapa da iniciativa, 84% têm mais de 16 anos de experiência.
Segundo a Organização Mundial de Saúde todos já cumpriram missões em outros países e possuem especialização em Medicina da Família e da Comunidade.
A previsão é que eles comecem a trabalhar este mês de setembro, mas os conselhos regionais de medicina afirmam que não vão conceder o registro profissional aos estrangeiros. O Ministério da Saúde afirma que eles vão poder exercer legalmente a profissão.
A chegada destes profissionais aqui em São Luís foi prevista para esta segunda-feira (2), assim também como em outras capitais.
Segundo o Ministério da Saúde o Maranhão irá receber 37 profissionais, destes apenas dois são estrangeiros, os demais são brasileiros. Eles vão atuar em 19 municípios e mais um povoado indígena.
O presidente do Conselho Regional de medicina do estado, Abdon Murad diz que São Luís vai contar apenas com sete médicos, e que a medida não vai resolver o problema da saúde. Ele questiona a capacitação desses profissionais e afirma que será uma desmoralização para o conselho ser obrigado a conceder registros.
Abdon entrou com uma ação na Justiça Federal para que o CRM não seja obrigado a registrar estes profissionais no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário