Aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), por volta das 06:30h da manha um acidente envolvendo um micro-ônibus que vinha sentido Grajaú já próximo ao município de Lajeado Novo. Devido à forte chuva e ao excesso de água na pista, o veículo entrou em aguaplanagem vindo a virar e capotar por diversas vezes, o ônibus veio a se chocou contra uma placa de sinalização e após capotar caiu numa ribanceira alagada.
O acidente não teve vítimas fatais, somente algumas pessoas com fraturas expostas, as vitimas foram socorridas para os hospitais mais próximos. Segundo informações das vitimas o micro-ônibus teve perca total.
Entenda como acontece o processo de Aquaplanagem:
As lâminas de água que cruzam as estradas podem fazer com que o carro perca o contato com o solo e passe a deslizar completamente sem controle, transformando o motorista em mero espectador. Trata-se de situação extremamente perigosa, pois existem grandes chances de o carro sair da pista, ir de encontro a outro veículo, árvore, poste ou cair em uma ribanceira. Quando o carro aquaplana, deslizando sobre a água, não resta muita coisa a fazer, além de tirar o pé do acelerador, manter (segurar firme) o volante em linha reta e rezar muito.
Mas alguns cuidados podem ajudar a evitar que isso aconteça: manter os pneus em bom estado, com sulco acima de 1,6 mm, pois são responsáveis por drenar a água; e reduzir a velocidade (abaixo dos 80 km/h). É importante dizer que a aquaplanagem acontece principalmente em estradas planas e bem pavimentadas. O problema mais grave da aquaplanagem é que nem sempre as duas rodas dianteiras saem ao mesmo tempo da lâmina d'água, ou seja, uma das rodas recupera o atrito com o solo antes da outra. Isso acaba puxando o carro para um dos lados, provocando um acidente (veja ilustração acima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário